Pela primeira vez, Rafael Nadal abriu os jogos da intocável quadra central do All England Club, feito destinado apenas aos campeões dos anos anteriores em Wimbledon - em 2009 ele não jogou o torneio. E o número 1 do mundo não decepcionou passando à 2ª rodada.
O natural de Manacor precisou de 1h55min para marcar 6/4 6/2 6/2 diante do americano Michael Russell, tenista de 33 anos número 90 da ATP.
Campeão de 2008 e 2010 na grama de Londres, Rafa se assustou apenas no primeiro set quando viu o rival agressivo conseguiur uma quebra para fazer 4/2. Mas Nadal se equilibrou e marcou quatro games seguidos contando com duplas-faltas do oponente.
Na segunda etapa a confiança veio e o campeão de Roland Garros deste ano passeou abrindo 5/1 para fechar por 6/2. No set final a situação se repetiu e Russell não foi páreo.
Rafa aplicou 35 bolas vencedoras contra 14 erros diante de 14 winners e 21 equívocos de Russell.
Na segunda rodada o espanhol enfrenta o americano Ryan Sweeting, 69º, que bateu em cinco sets o espanhol Pablo Andujar.
O Touro espanhol venceu os dois jogos que fez contra Sweeting e não perdeu mais do que três games em um set.