Durou muito pouco a estadia em simples de Thomaz Bellucci na grama do All England Club onde é disputado Wimbledon, o terceiro Grand Slam do ano e mais tradicional evento do mundo que chegar à 125ª edição. O número 1 do Brasil foi derrotado na estreia nesta segunda-feira.
Bellucci, 28º do mundo e 30º cabeça de chave, foi surpreendido pelo alemão Rainer Schuettler, 113º colocado e tenista de 35 anos, por 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/3) 6/4 6/2 após 2h11min de partida.
Bellucci acabou se enrolando diversas vezes e seu jogo mais agressivo não surtiu efeito diante dos slices do rival. Foram 36 erros não-forçados de Thomaz contra 32 winners contra 18 erros e dez bolas vencedoras do rival.
Bellucci começou incomodando Schuettler com break logo no primeiro game e conseguiu a primeira vantagem com 4/3 após erro de swing-volley do alemão. Mas o brasileiro cometeu erros, perdeu o serviço e viu o rival ter 6/5 com um set-point. Um winner de revés salvou a vida do brasileiro, mas Schuettler foi melhor no tie-break e fechou por 7/6 (7/3) em 53 minutos. Foram 14 winners e 13 erros de Bellucci.
Thomaz manteve a irregularidade na segunda etapa, despachou 11 winners e errou 14 bolas. Schuettler comandou o placar quebrando cedo para abrir 4/2. Thomaz conseguiu o empate, mas após game duro sofreu a quebra e não teve fôlego para reagir perdendo por 6/4 em 43 minutos.
Na terceira etapa Schuettler conseguiu a quebra para abrir 4/2 e ver Bellucci escorregar e levar um tombo. Com mais um erro o brasilero perdeu o saque novamente e viu Schuettler fechar por 6/2.
Schuettler, ex-top 5, já fez semifinal na grama londrina em 2008 perdendo para o entãoi campeão Rafael Nadal, mas não vinha fazendo muita coisa no circuito