Rafael Nadal, número 1 do mundo, vai ter que jogar muito para conquistar o tricampeonato e consequentemente manter a ponta do ranking. O espanhol não tem uma chave fácil em Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano, para repetir os feitos de 2008 e 2010.
Jogando pela primeira vez como o principal favorito ao título, o espanhol, que não perde na competição desde a final de 2007 (não jogou em 2009), estreia diante do baixinho americano Michael Russell, 91º colocado da ATP e experiente de 33 anos.
Na segunda fase, Rafa teria embate diante do espanhol Pablo Andujar, que lhe deu trabalho em Roland Garros, ou o americano Ryan Sweeting.
Na terceira rodada o grandalhão Milos Raonic, 26º do mundo e sensação da temporada com o maior número de aces e ascenção do top 150 para o top 30. Raonic estreia contra o italiano Filippo Volandri e em seguida tem o alemão Tommy Haas ou o luxemburguês Gilles Muller na segunda fase.
Nas oitavas Rafa pode ter encontro diante do talentoso argentino Juan Martin Del Potro, ex-top 4 e campeão do US Open de 2009. O natural de Tandil estreia com um qualifier.
Para a semifinal, Rafa poderia repetir o duelo de 2010 em Wimbledon contra Andy Murray onde teve grande atuação e lhe derrotou em três sets.
O escocês número 4 do mundo que persegue seu primeiro Grand Slam após três finais fracassadas, enfrenta na primeira rodada o espanhol Daniel Traver, 56º. São dois jogos entre os dois e uma vitória para cada lado.