João Olavo Souza, o Feijão (Amil/Asics/Wilson), número 127 do mundo e terceiro melhor tenista do Brasil, recebeu uma grande notícia neste final de semana. Ele foi convocado pelo capitão João Zwetsch para o time titular brasileiro da Copa Davis pela primeira vez.
A competição é a maior entre nações do tênis e o Brasil enfrenta o Uruguai em Montevidéu entre os dias 8 e 10 de julho no saibro lutando por vaga nos Playoffs do Grupo Mundial.
"Estou muito feliz e muito honrado em defender meu país, sempre foi um sonho estar no time da Copa Davis", disse o jovem de 23 anos, que treina no CT da Amil no Rio de Janeiro (comandado por Ricardo Acioly): "As expectativas são boas. O Pablo Cuevas (número 1 dao Uruguai) é um jogador muito perigoso e é o principal do time deles. Mas o Marcel Felder e o Martin Cuevas (números 2 e 3 da equipe) estão em ascenção e são fortes ainda mais quando jogam em casa. Tem tudo para ser um grande confronto", avaliou João Souza que se reunirá com Zwetsch e os outros três integrantes do time, Thomaz Bellucci, Bruno Soares e Rogério Dutra Silva no início de julho embarcando pro Uruguai no dia 2.
Ricardo Acioly, ex-capitão brasileiro da Copa Davis e atual técnico e coordenador da carreira de João Souza, destacou a importância da primeira convocação de seu pupilo: "A primeira convocação nunca se esquece e com certeza o Feijão deve contribuir muito. A expectativa é de que esta seja a primeira de muitas convocações. Jogar Copa Davis fora de casa, ainda mais no Uruguai é especial, pois este país repira a competição, tem um apelo muito forte por lá. O clima de Davis é totalmente diferente do circuito, será muito importante pra carreira dele".
Feijão venceu os dois jogos que fez contra Cuevas, 52º do mundo, o último neste ano em fevereiro na primeira rodada do ATP 250 de Santiago (Chile), e Marcel Felder (439º). Diante de Martin Cuevas, Feijão nunca jogou.