Por João Vitor Araripe - A temporada do saibro 2011 se foi, após vários pontos acumulados entre os mais diversos torneios possíveis, incluindo o tour pela América do Sul, analisemos o desempenho dos dez principais tenistas ao decorrer dos torneios na terra batida.
10º lugar - Richard Gasquet - conhecido pelo seu belo backhand de uma mão, o ''Baby Federer'' conseguiu uma boa margem de pontos nesse piso.
Melhores Campanha : Semifinal em Roma e oitavas em Roland Garros. // Pontos Acumulados : 685 // // Torneios jogados : 6
9º lugar - Thomaz Bellucci : o brasileiro mostrou que tem jogo para ser top 10, mas precisa aprimorar o físico e o mental para poder competir de igual para igual com os melhores, também foi um dos beneficiados por jogar muitos torneios nesse piso, que é sua especialidade.
Melhor Campanha : o inesquecível Masters de Madrid, onde alcançou a semifinal e ficou próximo a derrotar o até então invicto Djokovic. . Pontos Acumulados : 785 // Torneios jogados : 9
8º lugar - Robin Soderling: o sueco decepcionou, sim, após ter problemas sérios de consistência. Vitima constante de zebras no decorrer dos torneios, pelo menos nas rodadas iniciais, mostrou um tênis competente com diversas pancadas de fundo vencedoras.
Pontos acumulados: 870 // Melhor Campanha: Quartas-de-final em Paris, Roma e Madrid. // Torneios jogados: 9
7º lugar - Juan Ignacio Chela: a grande quantidade de torneios no saibro ajudou e muito o argentino. Mesmo sem grandes vitórias, conseguiu bater adversários de ranking mais baixo em Roland Garros, alcançando assim as quartas no torneio francês.
Melhores Campanhas: Final em Buenos Aires e quartas-de-final em Roland Garros // Pontos Acumulados: 880 // Torneios jogados: 10
6º lugar - Nicolas Almagro: A grande campanha na América do Sul beneficiou, e muito, a colocação do espanhol no ranking dos especialistas nesse piso. A decepção ficou por conta dos torneios europeus, onde o espanhol perdeu jogos teoricamente vencíveis.
Melhores Campanhas: títulos na Costa do Sauípe, Buenos Aires e Nice além da final em Acapulco // Pontos Acumulados: 1430 // Torneios jogados: 9
5º lugar - Andy Murray: mesmo sem títulos no saibro o talentoso tenista conseguiu bons resultados, embora não tenha -aprontado assim como Federer. Teve chances para eliminar Nadal em Monte-Carlo e Djokovic em Roma, mas mostrou que tem dificuldade para fechar os jogos.
Melhores campanha: semifinais de Roland Garros além dos Masters de Monte-Carlo e Roma // Pontos Acumulados: 1530 // Torneios jogados: 4
4º lugar - David Ferrer: Embora a maioria de seus pontos venha desse piso, por ser um grande especialista, conseguiu surpreender nos Masters. Desapontou, entretanto, em alguns torneios como Roland Garros e Nice. Não conseguiu segurar seus adversários de maior ranking.
Melhores resultados: Campeão em Acapulco e vice-campeão no Masters de Monte-Carlo. // Pontos Acumulados: 1805 // Torneios jogados: 6
3º lugar - Roger Federer: Embora tenha mostrado que ainda possue nível para ser o grande protagonista do circuito, o pré-RG do suíço foi bem inconsistente. Quedas prematuras em Monte-Carlo e em Roma tornaram ainda maior as teorias da decadência de Federer. Ao bater o invencível Djokovic, jogando como o velho e bom Federer mostrou que ainda está na briga, quando motivado.
Melhores resultados: final em Roland Garros e semifinal em Madrid. // Pontos acumulados: 1830 // Torneios jogados: 4
2º lugar - Novak Djokovic: o ex-invencível sérvio jogou muito desde o inicio da temporada, ganhando dois Masters 1000, em finais vencidas sobre Rafael Nadal. mas não tem como negar que o número 2 (mesmo que seja somente por um breve período) ''desapontou'' perder a chance de escrever seu nome na história dos grandes. A derrota custou muito a Djokovic que perdeu não conseguiu bater nem o recorde de McEnroe (43 vitórias seguidas desde o início da temporada) e o de Guillermo Villas (46 vitórias).
Pontos acumulados: 2970 // Melhores resultados: campeão em Roma e Madri. // Torneios jogados: 4
Em primeiro lugar, o rei do saibro, o mordido espanhol conseguiu alcançar a maior competição jogado nesse piso, após duas finais seguidas perdidas para o rival Djokovic.
1º lugar - Rafael Nadal: embora o espanhol tenha feito uma campanha excelente e consistente, para os padrões do rei do saibro não tão surpreendente quanto o ano passado. A maior lembrança desse ano fica de um lutador que não estava em suas melhores condições para levantar o título em Paris.
Pontos acumulados: 4700 // Melhores resultados: campeão de Roland Garros,e do Masters de Monte-Carlo e ATP Barcelona // Torneios jogados: 5