A paulista Carla Forte, de apenas 17 anos e uma das maiores esperanças do tênis feminino brasileiro, é a boa surpresa nas semifinais da etapa santista do Circuito Itaú, série de seis torneios com premiação de US$ 10 mil que contam pontos para o ranking mundial de profissionais.
Número 630 desta semana, o mais alto de sua curtíssima carreira, Carla virou nesta quinta-feira em cima da também paulista Eduarda Piai, cabeça 4, por 4/6, 6/3 e 6/4. Sua adversária na tentativa de disputar a decisão de sábado será a gaúcha Monique Albuquerque, segunda principal inscrita, que não teve dificuldades para marcar 6/0 e 6/2 sobre Natasha Lotuffo. Forte disputa sua segunda semifinal da temporada, enquanto Monique repete a boa campanha de Ribeirão Preto.
Um ano mais velha, a paulista Nathaly Kurata justificou sua condição de terceira maior favorita ao título, mas precisou trabalhar muito para superar a gaúcha Gabriela Cé, por 7/5, 2/6 e 6/2. Ela agora tem um grande desafio pela frente: a argentina Andrea Benitez, principal cabeça de chave, que marcou duplo 6/4 sobre a mineira Fernanda Faria. Esta é a primeira semifinal de Kurata em 2011.
Depois de duas finais consecutivas disputadas somente entre tenistas estrangeiras, em Ribeirão Preto e São Paulo, o Circuito Itaú certamente terá uma brasileira na decisão. Na primeira etapa, o título ficou para a russa Irina Khromacheva e a seguinte foi conquistada por Benitez.
A rodada começa às 14 horas desta sexta-feira com o duelo entre Benitez e Kurata, seguindo-se Forte x Albuquerque. A entrada é gratuita ao público no Tênis Clube de Santos. A final de duplas está marcada para as 18 horas: Piai e Karina Souza enfrentarão Benitez e Raquel Piltcher.