Minutos após ganhar seu sexto título em Roland Garros, Rafael Nadal concedeu entrevista à televisão espanhola e comemorou a vitória sobre Roger Federer em quatro sets que o colocou como o maior vencedor do torneio ao lado do sueco Bjorn Borg.
"É sensacional, uma sensação inesquecível", vibrou Rafa que agora possui 10 Grand Slams e 46 títulos: "Este torneio é mais do que especial pra mim. O que aconteceu nestes últimos anos aqui não poderia sonhar. Tenho que agradecer a Deus que me deu sorte para tudo isso".
Nadal também fez um breve balanço do torneio em coletiva de imprensa: "Certas vezes acontece assim. Mas semana passada eu disse que iria dar tudo para mudar a situação e consegui. Sempre tento meu melhor com a melhor atitude sempre e consegui jogar meu melhor quando precisava. E por isso fui o campeão. É uma satisfação pessoal ganhar este torneio ainda mais quando não se começa jogando bem, torna a conquista mais especial", disse Rafa que teve que jogar cinco sets na estreia contra John Isner e na segunda fase saiu de um 1/5 do modesto Pablo Andujar.
Nadal comentou o momento decisivo do jogo. Para ele foi a virada no primeiro set e no primeiro game do quarto.
"Federer jogou bem, mas teve uma infelicidade no primeiro set, conseguiu equilibrar de forma fantástica no segundo e virou no terceiro. Quando ele está jogando daquela maneira, não se tem o que fazer. O momento chave foi o primeiro game do quarto. Eu tive 0/40 e virei", pontuou Nadal.