Na Li fez história em Paris. A chinesa, que aparecerá na posição de número quatro do mundo na segunda-feira, foi a primeira tenista asiática a conquistar um Grand Slam em simples. Li derrotou a atual campeã Francesca Schiavone em dois sets e venceu, aos 29 anos, o torneio de sua vida.
A chinesa jogou um tênis de alta qualidade – do começo ao fim – e levantou o troféu de Roland Garros por 6/4 7/6(0), após 1h48min. Li fez, ao todo, 34 winners contra somente 12 da italiana. Além da alta contagem de bolas vencedoras, a chinesa conseguiu ser regular do fundo de quadra e fez apenas 24 erros.
No momento mais crucial da partida, o tiebreak, Li não se mostrou nervosa e jogou de forma perfeita. A chinesa pareceu sentir pouco a pressão e destronou a atual campeã do torneio.
Essa foi a segunda final de Grand Slam jogada por Li. Em janeiro, ela alcançou à decisão do Aberto da Austrália – onde foi derrotada pela belga Kim Clijsters.
“Hoje foi muito difícil. Mas Na Li cresceu muito esse ano e jogou demais hoje. Curta esse momento porque ele é fantástico”, disse Schiavone para a chinesa após a derrota.