E Rafael Nadal, número 1 do mundo, se deu um ótimo presente de aniversário de 25 anos nesta sexta-feira ao derrubar, em jogo duro, o britânico Andy Murray, quarto colocado, para garantir vaga na final de Roland Garros onde buscará no domingo o Hexacampeonato.
O natural de Manacor necessitou de 3h17min para vencer o tenista de Dunblane por 3 sets a 0 com parciais de 6/4 7/5 6/4.
O espanhol chega à sexta final em Paris onde perdeu apenas um jogo em suas sete participações - nas oitavas de 2009 diante de Robin Soderling. Ele soma 44 vitórias em 45 partidas.
Esta será a 12ª final de Grand Slam buscando o 10º título. São cinco canecos na França, dois em Wimbledon, um no US Open e no Australian Open.
Seu adversário será Roger Federer que destronou Novak Djokovic em quatro sets. Será o 25º jogo entre os dois. Nadal ganhou 16 e todas as três finais em Roland Garros. No torneio são quatro jogos, todos vencidos pelo espanhol.
O jogo
A partida foi muito brigada, com games longos e diversas chances pros dois lados. Melhor para Nadal que foi mais efetivo nos momentos decisivos quebrando em seis de trze chances contra três de dezoito de Andy. O duelo não foi tão bonito e apresentou 71 erros (31 pra Nadal, 40 pra Murray) contra 71 winners (36 pro espanhol e 35 para o britânico).
Murray começou indo pra cima, mas logo foi quebrado. Nadal fez 2/1 e salvou três breaks com muita coragem. O escocês então dormiu, ficou na defensiva e viu Rafa abrir 5/1. Todavia Nadal bobeou, cometeu erros e permitiu Murray encostar em 5/4. Andy jogou muito e teve dois breaks, mas Nadal se safou e com belo revés cruzado fechou o set por 6/4 em 1h02min.
O segundo set foi brigado o tempo todo. Murray desperdiçou dois breaks logo no inicio e levou uma quebra do espanhol ficando 3/2 abaixo. A partir daí quatro rompimentos seguidos até Murray confirmar a fazer 5/4. Nadal fez bem seu game, e foi pra cima quando o rival tinha 40/15 no saque. Na terceira chance ele quebrou com potente forehand e fechou sem sustos em 7/5 em 1h13min com equívocos de Murray.
Na terceira etapa Rafa largou quebrando e Murray errático. Ele fez 2/0, mas viu o escocês voltar a brigar e ter seis chances para devolver a desvantagem, desperdiçando. Nadal foi confirmando até finalizar com um brilhante último game para vibrar : 6/4.