O argentino Eduardo Schwank, número 34 do mundo em duplas, e o colombiano Juan Sebastian Cabal, 100º do ranking, fizeram história nesta quinta em Roland Garros. Pelas semifinais do torneio eles bateram a dupla número 1 do mundo, os irmãos Bob e Mike Bryan, por 7/6 (4) e 6/3.
O feito se torna ainda mais impressionante pelo fato de os dois estarem jogando juntos pela primeira vez em alguma partida de duplas. O primeiro set não houve quebras e foi decidido no tiebrake a favor dos sulamericanos. Já no começo do segundo set, os norte-americanos, vencedores de 10 torneios Grand Slams na carreira, logo abriram 3/0 sem perder ponto algum nestes três games. O argentino e o colombiano deram a volta por cima e venceram 6 games seguidos para fechar o set e o jogo em 7/6 e 6/3.
A final, no sábado, será contra a dupla número 2 do mundo, Max Mirnyi e Daniel Nestor, que hoje venceram Llodra e Zimonjic. Para Schwank será a terceira final em duplas a nível ATP, sendo que já venceu em Stuttgart no ano passado ao lado de Carlos Berlocq. Já para o colombiano, a final é inédita
Se triunfarem no sábado, Schwank e Cabal dividirão o prêmio de 330.000 dólares. Como efeito de comparação, Cabal, 189 do mundo em simples, acumulou em toda sua carreira como jogador a quantia de 139 mil dólares.