A atual campeã de Roland Garros, a italiana número 5 do mundo Francesca Schiavone chegou a mais uma final do torneio após superar o vento forte, a torcida francesa e
bater a tenista da casa Marion Bartoli, 11ª do mundo, por 6/3 6/3 em 1h30min. Schiavone se compara ao vinho
As duas tenistas começaram de maneira bem sólida o primeiro set confirmando seus respectivos serviços. No oitavo game, contudo, a italiana conseguiu variar muito as bolas de fundo de quadra e quebrou o saque da rival, sacando em seguir para fechar o primeiro set em 6/3 após 40 minutos de partida.
O segundo set começou de uma maneira diferente para a alegria da torcida francesa. Bartoli confirmou seu serviço e quebrou o da italiana logo no segundo game do set. Porém, a alegria da quadra Philipe Chatrier durou pouco quando no terceiro game a número 5 do mundo devolveu a quebra. Apostando nas bolas altas na esquerda de Bartoli, a italiana tomou conta do jogo e quebrou novamente a francesa no sétimo e nono games para fechar a partida em 6/3 e 6/3.
Francesca Schiavone enfrenta agora na final a chinesa Na Li, número 7 do mundo, que venceu na outra semifinal a russa Maria Sharapova por 6/4 e 7/5. As duas já se enfrentaram 4 vezes, com 2 vitórias para cada lado. O último jogo foi na terceira rodada de Roland Garros no ano passado, com vitória da italiana em 6/4 e 6/2.