Não foi dessa vez que a musa Maria Sharapova conseguiu realizar o sonho de completar o Career Slam, nome dado ao tenista que consegue vencer os 4 torneios Grand Slams. A russa sucumbiu diante do tênis agressivo da chinesa Na Li por 6/4 e 7/5 após 1h48min de jogo
A russa já tem no currículo Wimbledon/2004, US Open/2006 e Australian Open/2008. Em Paris, seu melhor desempenho havia sido em 2007, quando perdeu da sérvia Ana Ivanovic nas semifinais. Neste ano, Sharapova repetiu sua melhor campanha no torneio, mas não suportou a agressividade da rival que marcou 25 winners contra apenas 12 da número 8 do mundo. A chinesa teve 23 erros não forçados, contra 28 da russa, que cometeu incríveis 10 duplas-faltas.
O primeiro set foi marcado pela dificuldade das duas jogadoras em confirmar os seus serviços. A chinesa, 7ª do mundo, quebrou Sharapova logo no segundo game após um erro não forçado da número 8 do mundo. As duas confirmaram seus saques até o sétimo game, quando a russa devolveu a quebra para fazer 3/4. Os dois games seguintes também foram marcados por quebras, e, no game decisivo, Sharapova abusou dos erros e teve seu saque novamente quebrado para Li fechar a primeira parcial em 6/4 depois de 51 minutos jogados.
O segundo set começou logo com uma quebra a favor de Sharapova. A partir daí as duas confirmaram seus respectivos saques até o oitavo game em que a russa foi quebrada após uma dupla-falta, complicando sua vida na partida. As duas confirmaram seus saques até o décimo primeiro game, quando em mais uma dupla-falta da russa, Li fechou o segundo set e a partida em 6/4 e 7/5.
Na Li chega a sua segunda final consecutiva de Grand Slam. No Australian Open deste ano a chinesa perdeu para a belga Kim Clijsters por 3/6, 6/3 e 6/3, e busca agora seu primeiro título em Grand Slam contra a vencedora entre a italiana Francesca Schiavone, número 5 do mundo e a francesa Marion Bartol, 11ª do mundoi.