O brasileiro Thomaz Bellucci, que nesta semana igualou seu melhor ranking com a 28a. colocação, atingiu nesta terça-feira a segunda rodada do Masters 1000 de Roma (Itália), competição jogada no saibro que distribui 2,750 milhões de euros em prêmios. Bellucci espera jogo duro contra Isner
O número 1 do país derrotou o argentino Leonardo Mayer, 63o. colocado, por 2 sets a 1 com parciais de 6/4 3/6 6/1 após 2h06min de encontro na quadra Pietrangeli, a segunda mais importante do Foro Itálico.
Bellucci começou bem o encontro se aproveitando do fato de Mayer fazer apenas seu primeiro jogo no piso lento na temporada. Thomaz quebrou duas vezes e se colocou com 3/0. O argentino devolveu uma das quebras, mas Bellucci foi mantendo o saque e jogando com firmeza do fundo até fechar por 6/4.
No início da segunda etapa o paulista de Tietê teve três break-points, mas não conseguiu a quebra e acabou jogando muito mal no sexto game para ter o serviço quebrado com quatro erros não-forçados. Mayer ganhou confiança e sustentou a ponta até o fim.
No set final, Bellucci teve que ter muita paciência no quarto game onde viu o oponente salvar quatro chances com bons serviços. Mas na quinta oportunidade o argentino errou uma direita, se irritou, jogou a raquete e Bellucci quebrou. Depois disso foi um show de equívocos de Mayer que perdeu a cabeça e o jogo por 6/1.
Thomaz terminou o encontro com 19 erros contra 46 do oponente. O brasileiro fez apenas três erros na etapa final.
Este foi o terceiro encontro entre os dois e Bellucci passou a frente com 2 a 1. Nesta quarta-feira ele volta à quadra para enfrentar o grandalhão americano John Isner, de 2,06m, que passou pelo argentino Horacio Zeballos na estreia.
Bellucci perdeu o único encontro diante do 22o. colocado da ATP no qualificatório do torneio de Auckland (Nova Zelândia) no início de 2009 em duelo de três sets.