Em uma disputa emocionante, Os Estados Unidos bateram de virada a Rússia por 3 a 2 e garantiram sua vaga na final da Federation Cup, a versão feminina da Copa Davis, onde vão reeditar a decisão do ano passado contra a Itália.
Jogando no piso rápido e coberto de Birmingham, as americanas saíram em desvantagem no dia decisivo do duelo após Elena Dementieva superar a jovem Melanie Oudin, de 18 anos, por 7/6 (7/4) 0/6 6/3.
Mas logo em seguida Bethanie Mattek-Sands entrou em quadra para salvar as donas da casa. Primeiro ela empatou a série ao derrotar Ekaterina Makarova por 6/4 2/6 6/3, e, em seguida, jogando ao lado de Liezel Huber, venceu o ponto decisivo nas duplas ao anotar 6/3 6/1 sobre Elena Dementieva/Alla Kudryavttseva.
Maior vencedor do torneio com 17 títulos, os Estados Unidos enfrentam na decisão a Itália, que na outra semifinal derrotou a República Tcheca por 5 a 0. Ano passado, os dois países decidiram a competição e as italianas levaram a melhor por 4 a 0 jogando em casa. Esse ano, a disputa será em solo americano.