O brasileiro Thomaz Bellucci atingiu, na manhã desta quinta-feira, a fase quartas de final do ATP 500 de Barcelona (Espanha) ao derrotar o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, 42o. colocado, por 2 sets a 0 com um duplo 6/4 após 1h47min.
Desta vez, o paulista de Tietê esteve muito focado, aproveitou suas chances, salvou quatro de cinco breaks contras e numa atuação segura passou pela primeira vez à fase quartas de final de um ATP 500 melhorando os desempenhos de Acapulco (México) em 2009 e 2010 quando tinha caído nas oitavas.
O primeiro set foi muito brigado nos primeiros games parelhos e longos. Valeu mais a devolução de Thomaz que conseguiu uma quebra em 2/1, sofreu o empate, mas não se abalou quebrando de novo e aplicando 4/2 para sustentar o serviço até fechar com bons saques por 6/4 em 57 minutos. O saque foi fundamental no final onde o brazuca encaixou 74% do primeiro serviço.
Na segunda etapa o índice de saque caiu um pouco para baixo dos 70%, mas o jovem de 22 anos não deu uma chance sequer ao oponente e após os dois seguirem confirmando sem sustos, o brasileiro foi mais decisivo no nono game, conseguiu a quebra e sacou para fechar por 6/4 em um game onde teve 0/30.
Thomaz consegue sua vingança em relação à derrota no Masters 1000 de Indian Wells quando levou a virada e ao mesmo tempo amplia para 3 a 1 o retrospecto favorável no circuito.
O desafio para ir até a semifinal será grande. Bellucci enfrenta o espanhol David Ferrer, 17o. do mundo, que viu o qualifier italiano Simone Bolelli abandonar (lesão no pulso direito) quando vencia por 6/0 3/0.
Ferrer e Bellucci se enfrentaram uma vez no ATP de Acapulco em fevereiro e o europeu levou a melhor em sets diretos.
O espanhol de Javea já foi vice-campeão do ATP World Finals, fez semifinais do US Open e esteve entre os quatro melhores do mundo.
Eliminado nas duplas - Poucas horas depois de vencer em simples, Thomaz Bellucci voltou à quadra para jogar em duplas ao lado do argentino Horacio Zeballos e acabou eliminado nas oitavas de final diante dos favoritos poloneses Marcim Matkowsky/Mariusz Fyrstemberg por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 7/6 (7/3).