Mesmo sem vencer um título há 11 meses, o espanhol Rafael Nadal, atual pentacampeão do Masters 1000 de Monte Carlo, mostrou que continua afiado no saibro e cedeu apenas um game em sua estreia no piso lento em 2010.
Rafa derrotou o qualifier holandês Thiemo de Bakker (77º) por fáceis 6/1 6/0 em apenas uma hora de jogo em sua estreia no Principado de Mônaco.
Os números mostram a superioridade do natural de Manacor na partida. Foram cinco quebras a favor, nenhuma contra (apenas três breaks salvos em um game onde teve 0/40 no segundo set) e apenas 22 dos 76 pontos disputados perdidos pelo Rei do Saibro.
Nadal não vence um torneio desde o Masters 1000 de Roma (Itália), em maio do ano passado, e luta para encerrar o jejum esta semana em Monte Carlo.
Ele obteve sua 28ª vitória consecutiva em Monaco, onde não perde desde 2004 quando tinha apenas 17 anos. De lá pra cá, foram cinco aparições e cinco títulos.
Nadal enfrentará o surpreendente alemão Michael Berrer, 51o. colocado, que superou o especialista no piso lento, o argentino Juan Monaco, 24o., por um duplo 6/4.
Nadal e Berrer se enfrentaram uma vez no circuito em Indian Wells no ano passado e o natural de Manacor marcou 6/2 6/1.