A conquista inédita de ontem no challenger de Bogotá (Colômbia), a primeira neste nível de torneio, fez com que João Olavo Souza (Amil/Wilson), o Feijão, atingisse nesta terça-feira seu melhor desempenho no ranking de entradas da ATP.
Feijão, que mora e treina no Rio de Janeiro no CT da Amil (comandado por Ricardo Acioly), deu um salto de 32 colocações e apareceu na posição 121 com 433 pontos. A colocação dá a possibilidade do brasileiro disputar torneios maiores como ATPs além de entrar como cabeça-de-chave no quali de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada que será disputado em maio.
O jovem de 21 anos, que somente nesse ano subiu 78 posições com resultados como a semifinal do ATP de Santiago (Chile) e as quartas do Aberto de São Paulo, não está tão longe de um de seus desafios para a temporada: chegar ao top 100. A diferença no momento para o 100o. colocado é de 105 pontos: "Essa conquista me traz um melhor ranking para poder entrar em torneios maiores e arriscar mais qualies de ATPs", disse: "Já estava claro há algum tempo que eu tinha nível pra jogar contra esse pessoal de ranking acima e a cada jogo eu vinha obtendo o maior respeito deles. Então acredito que tenho sim condições de entrar no top 100 e esse título só me traz mais confiança pro seguimento da temporada", relatou o jovem que é o 56o. melhor tenista de 2010.
Feijão já está em Pereira (Colômbia) para a disputa do challenger que distribui US$ 50 mil em prêmios, oferece hospedagem e é jogado no saibro. Ele está no fim do dia na chave de duplas ao lado do português Leonardo Tavares. Os dois enfrentam Sebastian Decoud (ARG)/Carlos Salamanca (COL). Na chave de simples Feijão ganhou um dia de folga e jogará na quarta-feira diante do austríaco Martin Slanar.