Campeões da Copa Itaú no ano passado, Lucas Vaz (Fleming) e Liz Bogarin (Lydia Kitz) avançaram para as quartas-de-final do do campeonato, na categoria 18 anos, em São Paulo e seguem em busca do bi.
Nesta temporada a Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário está premiando 32 campeões com uma bolsa de estudos e treinamento em uma das mais conceituadas academias do mundo, a Sanchez-Casal, na Espanha. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico de tenistas brasileiros, ressaltando a importância de manter o foco na formação intelectual por meio dos estudos, a Copa Itaú reúne tenistas e estudantes de instituições de ensino público e particular nas categorias 12, 14, 18 anos e universitário, masculino e feminino, com jogos de simples e duplas e inscrições gratuitas, em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, até o dia 30 de maio. Ainda há inscrições abertas para diferentes categorias e estados no www.trysports.com.br.
Cabeça-de-chave número um, Lucas Vaz (Fleming) já está nas quartas-de-final só tendo perdido um game até agora. Ganhou de Allan Santos (Dom Felipe) por duplo 6/0, e nesta sexta passou por Renan Costa (Rep. Panama) por 6/0 6/1 e por Bruno Silva (Castro Carneiro) por outro duplo 6/0.
“A experiência no ano passado foi muito boa. Não só pelo treinamento, mas também pelo estudo,” lembrou Lucas Vaz, que ganhou como prêmio em 2009, a viagem para treinar e estudar na sede da academia Sanchez-Casal, na Flórida. “Está sendo legal jogar este ano na USP e se ganhar, com certeza treinar na Espanha vai ser marcante,” disse Lucas, que enfrenta por uma vaga na semifinal o vencedor do confronto entre Victor Pereira (Domus Sapiens) e Bruno Padilhla (Cervantes).
Os principais adversários de Vaz, Firmiano Filho (Granja Vianna), Marcelo Sapienza (Mater Amibilis) e Lucas Freitas (Itajahy Martins), seguem na disputa.
Cabeça-de-chave 2, Liz Bogarin (Lydia Kitz), assim como Vaz, também quer o bi. “Foi uma oportunidade fantástica jogar a Copa Itaú e vivenciar a rotina dos tenistas na Sanchez-Casal, nos Estados Unidos. Estou sempre buscando chances como esta e estar na Espanha seria ainda mais especial,” disse Bogarin que nasceu no Mato Grosso do Sul mas reside em Guarulhos e treina com o pai Wilson, em uma quadra pública do Bosque Maia. Nesta sexta ela derrotou Bruna Honorato (Miranda), por 6/3 6/2 e enfrenta nas quartas-de-final, Marie Decamps (Suíço Brasileiro), que ganhou de Gabriela Pereira (Basilides Godoy), por duplo 6/0.
A maior rival de Bogarin na briga pelo título é a cabeça-de-chave, Manoela Chiacchio (Soc. Campineira), que venceu Kalita Benicio (Carvalho Barata), por duplo 6/0 e enfrenta Marcela Santos (Buenos Aires), que ganhou de Midian Tulio (Osvaldo Cruz), por 6/1 6/4.
A COMPETIÇÃO - Lançada em 2009, a Copa Itaú de Tênis Escolar e Univeristário trouxe ao Brasil um novo modelo de auxílio no desenvolvimento de tenistas. Agora, os atletas que já levam o nome de seus clubes e academias a diferentes regiões do Brasil por meio de competições promovidas pelas federações e confederação, também terão a oportunidade de representar suas instituições de ensino dentro de quadra. Muito comum em instituições de ensino norte-americanas, o modelo de aproximar universidades e escolas do dia-a-dia dos alunos interessados na prática de qualquer modalidade esportiva traz inúmeros benefícios à vida dos atletas, incluindo o de ressaltar a importância de manter a saúde do corpo sem perder o foco na formação intelectual. No ano passado, a competição premiou 24 campeões com uma viagem aos Estados Unidos, e neste ano, de acordo com o plano de expansão do torneio que incluiu no calendário a etapa do Rio de Janeiro, o número de beneficiados subirá para 32.
Palestra Sobre Prevenção de Lesões - Em todas as etapas da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010, tenistas, pais, técnicos, profissionais da área de saúde e demais interessados terão a oportunidade de participar de uma palestra sobre prevenção de lesões esportivas. A atividade é ministrada pelo Dr. Rogério Teixeira da Silva, presidente do NEO (Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia), Mestre e Doutor em Ortopedia e Medicina Esportiva pela UNIFESP, além de ter sido eleito Presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da SBOT para o biênio 2009/2010.
Clínica de Tênis - Cada seletiva da Copa Itaú de Tênis Escolar e Universitário 2010 terá clínicas de tênis gratuitas ministradas por profissionais da área.
Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro – Enquanto a Copa Itaú está na sua primeira etapa em São Paulo, no Paraná ela já começou e prossegue até o dia 18 de abril. Nesta semana está sendo disputada a categoria 14 anos. No Rio Grande do Sul o início está marcado para o dia 05 de maio e no Rio de Janeiro, para o dia 08. Todas as inscrições podem ser feitas através do www.trysports.com.br.