A derrota precoce na estreia em Miami e a perigosa aproximação de rivais no ranking fizeram o britânico Andy Murray repensar seu calendário e o escocês resolveu pedir um wildcard (convite) para disputar o Masters 1000 de Monte Carlo (Monaco), evento que abre a temporada europeia de torneios no saibro e que começa no próximo dia 11 de abril.
Murray inicialmente jogaria apenas os Masters 1000 de Roma (Itália) e Madri (Espanha) antes de Roland Garros, mas as campanhas ruins que fez nos últimos três torneios que disputou depois do Aberto da Austrália, onde foi vice-campeão - derrota nas quartas no ATP 500 de Dubai e no Masters 1000 de Indian Wells, além de cair na estreia em Miami, onde defendia o título - fizeram com o que o escocês optasse por iniciar mais cedo sua campanha no saibro em 2010.
Murray tinha a opção de não jogar em Monte Carlo pois este é o único Masters 1000 não obrigatório do calendário. O suíço Roger Federer, por exemplo, decidiu não jogar no Principado de Monaco esse ano.
Atualmente na terceira posição do ranking, o natural de Dunblane vai cair para quarto na próxima segunda-feira - será ultrapassado por Rafael Nadal - e defende 360 pontos referentes às semifinais em Monte Carlo no ano passado.