O clássico belga entre Kim Clijsters e Justine Henin não poderia ter sido mais emocionante. Após 2h34min de batalha, Kim, campeã do US Open, saiu com a vitória apertada por 6/2 6/7 (7/3) 7/6 (8/6) e se qualificou para a decisão do WTA Premiere de Miami.
Clijsters, número 16 do mundo, começou a partida dominando da linha de base e não dando brecha para Henin, 33a. colocada, marcando 6/2 em pouco mais de meia hora e abrindo 3/0.
Mas, no quinto game do segundo set, Kim, que parou dois anos antes de voltar em agosto do ano passado, cometeu duplas-faltas, fez alguns erros, perdeu a consistência e permitiu a reação de Henin que igualou a contagem. O jogo foi seguindo parelho até a disputa do tie-break onde Clijsters voltou a se equivocar, deixou Justine abrir 5 a 1 e fechar em 7/6 (7/3) após uma hora de parcial.
Na terceira etapa Kim continuou sua viagem e Henin aproveitou pra marcar 2/0. Mas a partir daí o que se viu foi uma tenista entregando a rapadura pra outra. Henin fez várias duplas-faltas e permitiu a virada de Clijsters. Kim então conseguiu uma quebra, permitiu o empate e sacou com 5/4 pro jogo, mas perdeu a vantagem facilmente. As duas foram ao tie-break, Kim dominou abrindo 6 a 3 e dois saques, mas cometeu três erros. Todavia, no 6 a 6, a mamãe fechou muito bem a rede e com voleio maravilhoso obteve seu quarto match-point e arriscou tudo num forehand de dentro pra fora encaixando winner para celebrar a vitória por 7/6 (8/6).
Clijsters iguala os confrontos entre as duas em 12 a 12 e curiosamente repete a situação do último jogo na final em Brisbane (Austrália) no primeiro torneio do ano que marcou o retorno de Henin após ficar um ano e meio parada. Na ocasião, Kim abriu um set a zero e 4/1, mas permitiu a reação e só foi vencer por 7/6 (8/6) na terceira etapa.
Clijsters lutará pelo 37o. título da carreira neste sábado diante da americana Venus Williams, quinta do ranking, que passou por 6/3 6/4 diante da francesa Marion Bartoli. As duas se enfrentaram onze vezes no circuito com seis vitórias da tenista da casa. Mas, no último duelo, Clijsters frustrou a torcida ao vencer Venus nas oitavas do US Open do ano passado.
Com o resultado ela se garante no 11o. lugar da WTA.