O espanhol Juan Carlos Ferrero comprovou a boa fase, venceu mais uma, e garantiu vaga na decisão do torneio ATP de Barcelona, disputado nas quadras do Real Club de Barcelona.
Ferrero bateu ao russo Nikolay Davydenko por 2 sets a 0 parciais 7/6 (7/1) 6/1. Ele não conquista um torneio há quase dois anos. O último foi no Masters de Madrid em 2003 disputado sobre quadra de carpete.
Em 2004, seu desempenho foi comprometido por uma série de lesões no pulso direito. Na temporada européia, foram apenas quatro vitórias, três dos quais em Valência. Sua recuperação começou há uma semana, com o avanço à semifinal de Monte Carlo.
O jogo diante do russo foi bastante equilibrado no primeiro set. O espanhol conseguiu melhor desempenho no desempate, fazendo 7/1.
A segunda parcial, viu-se Ferrero dominar por completo o jogo. Voltando a velha forma , o espanhol esbanjou confiança e cravou 6/1. A partida teve duração de 1h 35min.
Na decisão Ferrero encara o compatriota Rafael Nadal.