X

Retrospectiva Novembro/Dezembro – O grand finale com Davydenko e a Armada

Terça, 29 de dezembro 2009 às 08:00:00 AMT

Link Curto:

Nikolay Davydenko - Campeão Londres 09

Por Vitor Souza Paula - O ano chegou ao fim e a parte derradeira da temporada foi marcada pela disputa do ATP World Finals em Londres e pela final da Copa Davis entre Espanha e República Tcheca.

Na O2 Arena, o russo Nikolay Davydenko surpreendeu e ficou com o título. No saibro coberto de Barcelona, a ‘Armada’, como é conhecida a seleção espanhola, confirmou favoritismo e atropelou os tchecos na decisão por 5 a 0, conquistando sua quarta Saladeira de Prata.

Novembro começou com a disputa do Masters 1000 de Paris onde estavam abertas as últimas vagas para o ATP Finals, que ficaram com Nikolay Davydenko, Fernando Verdasco e Robin Soderling, este último herdando a vaga do lesionado Andy Roddick. O torneio francês foi vencido pelo sérvio Novak Djokovic, que vivia grande fase, e bateu o local Gael Monfils na decisão. O número 3 do mundo ainda havia atropelado Rafael Nadal nas semifinais. Federer decepcionou e sofreu sua pior derrota do ano na estreia diante do local Julien Benneteau. Na semana passada o número um do mundo havia perdido na final jogando em casa, no ATP 500 da Basileia, para Djokovic.

No Brasil, Thomaz Bellucci encerrou o ano com chave de ouro ao conquistar o título do Challenger de São Paulo (etapa da Copa Petrobrás), batendo na decisão no equatoriano Nicolas Lapentti, a quem nunca havia derrotado anteriormente. Com o título, ele encerrou o ano na 36ª posição do ranking. No início de dezembro, o paulista natural de Tietê (SP) ainda completou sua temporada com o título da primeira edição da Masters Cup nacional, que reuniu os principais nomes brasileiros do ranking em Mogi das Cruzes, no interior paulista.

Em Reggio Calabria, na Itália, as donas da casa sagraram-se campeãs da Federation Cup, versão feminina da Copa Davis, ao atropelar na decisão as norte-americanas que jogaram desfalcadas das irmãs Venus e Serena Williams.

No ATP Finals, que aconteceu no final do mês, algumas surpresas apareceram logo na primeira fase. O britânico Andy Murray, mesmo com o apoio da torcida, foi eliminado na primeira fase, ficando apenas um game atrás de Juan Martin Del Potro, que se classificou em segundo no grupo que teve como líder o suíço Roger Federer. Na outra chave, Robin Soderling e Nikolay Davydenko foram os classificados, deixando de fora do torneio o embalado e favorito Novak Djokovic e ainda o espanhol Rafael Nadal, grande decepção do torneio com três derrotas em três jogos e nenhum set ganho.

Contudo, a grande surpresa da competição ainda estava por vir. Nas semifinais, Davydenko, jogando o melhor tênis de sua vida, derrotou pela primeira o suíço Roger Federer, garantindo sua vaga na decisão, onde marcou 6/3 6/4 sobre Del Potro para garantir o maior título de sua carreira.

Em dezembro, as atenções do mundo estavam voltadas para o Palau Saint Jordi, em Barcelona, onde Espanha e República Tcheca decidiriam a Copa Davis. Com uma exibição de gala, Nadal colocou os donos da casa na frente diante de Tomas Berdych; na sequência, foi a vez de David Ferrer vencer uma batalha de cinco sets, onde chegou a estar perdendo por 2 a 0, contra Radek Stepanek, para ampliar a vantagem dos donos da casa; e no sábado, na partida de duplas, Feliciano Lopez e Fernando Verdasco bateram Stepanek/Berdych, marcando o terceiro e decisivo ponto para a Armada, que no domingo ainda fechou o caixão tcheco com um 5 a 0 graças a mais duas vitórias de Nadal e Ferrer. Esse foi o quarto título da Espanha nos últimos nove anos – 2000, 2004, 2008 e 2009.

No mesmo final de semana, o Brasil recebeu pela primeira vez a visita de Maria Sharapova. A musa esteve em São Paulo onde venceu em um jogo-exibição a argentina Gisela Dulko e aproveitou para participar de uma homenagem a Maria Esther Bueno, maior tenistas brasileira de todos os tempos.

Confira todos os campeões de novembro/dezembro

Masculino:

Valencia: Andy Murray (GBR)
Basileia: Novak Djokovic (SER)
Paris: Novak Djokovic (SER)
Londres – ATP Finals: Nikolay Davydenko (RUS)
Copa Davis: Espanha

Feminino:

Federation Cup: Itália
Bali: Marion Bartoli (FRA)
teninews.com.br
br.jooble.org