X

Mecânica do Saque de avançados e intermediários

Terça, 08 de dezembro 2009 às 08:00:00 AMT

Link Curto:

Gilbert Bang III

Por Dr. Gilbert Bang, membro da Society for Tennis Medicine and Science, ligada a ITF, ATP e WTA

Um estudo multicêntrico de avaliação biomecânica do saque foi realizado comparando-se o movimento do saque de tenistas avançados e intermediários e publicado na revista Sports Medicine, Arthroscopy, Rehabilitation, Therapy & Technology.

Os músculos reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno, eretor da espinha além do ângulo de extensão e rotação da coluna foram avaliados por eletromiografia e filmagem.

Os resultados mostram que:

- tenistas avançados fazem menor hiperextensão da coluna, maior flexão lateral para esquerda (figura abaixo) e maior rotação para a direita (preparação); - o reto abdominal esquerdo tem ativação maior nos tenistas avançados;
- todos os músculos têm maior atividade na fase de aceleração;
- o eretor da espinha tem maior ativação após o contato (follow-through).

Com base nos resultados, os autores sinalizam que os movimentos de hiperextensão e maior flexão decorrente disso sobrecarregam a lombar podendo ser a causa de lombalgia nos tenistas menos experientes.

Sobre Dr. Gilbert Bang

Gilbert Bang é médico fisiatra, mestre em Ortopedia e Traumatologia, médico do Centro de Reabilitação do Hospital Albert Einstein (SP), membro da Society for Tennis Medicine and Science (STMS) e fundador da BANGSPORTS.
teninews.com.br
br.jooble.org