Principal tenista brasileiro da atualidade, o paulista Thomaz Bellucci, número 1 do Brasil e 43º do ranking mundial, faz sua estreia nesta terça-feira, na etapa de São Paulo da Copa Petrobras. Bellucci enfrenta o também paulista João Souza, 186º, a partir das 19h30, na quadra central da Sociedade Harmonia de Tênis, com entrada gratuita para o público pela Rua Argentina, 903.
Bellucci desembarcou em São Paulo na manhã desta segunda-feira, vindo da Suécia, onde foi semifinalista do ATP 250 de Estocolmo, no último sábado. "Foi uma semana especial, principalmente porque venho conseguindo bom desempenho em piso rápido e mostrando evolução nesse tipo de superfície”, disse o tenista, que na lista desta segunda-feira da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) subiu mais duas posições e é agora o 43º colocado. "A cada semana venho me mantendo entre os 50, conforme nossa meta para este final de temporada”.
Para começar a se adaptar ao saibro, já que vem de uma série de torneios em quadra rápida na Ásia e na Europa, Bellucci bateu bola agora à tarde. "Estou sem ritmo de saibro, mas o mais importante é me manter concentrado e confiante”.
Bellucci e Souza se conhecem há muito tempo. Jogam juntos desde os tempos de juvenil. "Nos conhecemos muito bem. O Feijão (João Souza) joga sempre atacando, com bolas agressivas”, contou Bellucci. O retrospecto do circuito profissional anota uma vitória para cada lado.
"Já sei mais ou menos o que fazer contra o Bellucci”, afirmou Souza, que transferiu toda a responsabilidade para o adversário, cabeça-de-chave 1 do torneio. "Estou tranquilo e confiante, sei que tenho chance de vencer. Ele (Bellucci) está vindo de torneios de quadra rápida e estou mais adaptado ao saibro”, acrescentou.
Na rodada que antecede o duelo nacional, jogam o argentino Gastón Gaudio, campeão de Roland Garros 2004, e o chileno Nicolás Massú, campeão olímpico em 2004. O jogo acontece não antes das 17h30.