Mikhail Youzhny fez a alegria da torcida russa e faturou o título do ATP de Moscou. O anfitrião precisou virar o jogo para derrotar o sérvio Janko Tipsarevic por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (7/5), 6/0 e 6/4, em batalha de 2h44min.
Youzhny pôs fim a um incômodo jejum. Ele não havia levantado nenhuma taça em 2009, embora já tenha quatro títulos na carreira, o último deles em Chennai, no começo do ano passado. Para Tipsarevic, a derrota foi bastante dolorosa, já que o sérvio jamais foi campeão no circuito da ATP.
Para vencer hoje, o russo contou com bons saques. Ele aplicou 14 aces e colocou 62% dos primeiros serviços. A boa estatística inclui o hesitante primeiro set, única parcial em que foi quebrado. A definição foi para o tie-break, vencido pelo sérvio por 7 a 5.
Da segunda série em diante, o tenista da casa foi impecável e não cedeu nenhuma chance a Tipsarevic. Com direito a pneu, ele fez 6/0 e 6/4 e liquidou com o duelo.
Com o titulo, Youzhny leva 250 pontos no ranking e US$ 170 mil de premiação. Já Tipsarevic soma 150 pontos e leva um cheque de US$ 91 mil.