O Argentino Gastón Gaudio, 30 anos, um dos favoritos ao título da edição 2009 do Cyclus Open de Tênis, foi eliminado neste sábado (24) do torneio challenger que distribui US$ 35 mil em prêmios, mas que equivale a um evento de US$ 50 mil em pontos para o ranking internacional por oferecer hospedagem aos atletas da chave principal. Gaudio, campeão de Roland Garros em 2004 e quinto melhor tenista do mundo em 2005, não fez uma boa partida contra o espanhol Pere Riba, perdendo por 6/3 e 6/2 em 1h13min.
“Ele jogou muito melhor. Eu peguei um resfriado ontem e não consegui jogar um bom tênis hoje”, comentou Gaudio, enquanto distribuía autógrafos para os fãs presentes na quadra central do Lagoa Iate Clube.
Com a vitória, o espanhol Pere Riba, 21 anos, atual número 151 do ranking da ATP, conquistou a classificação para a final onde enfrentará o francês Guillaume Rufin, 19, em confronto marcado para o domingo às 11h, com transmissão ao vivo da TV Com. Os dois tenistas nunca se enfrentaram antes. Riba, que assistiu a outros jogos de Rufin no Cyclus Open, sabe que será uma partida difícil, porém pretende manter a mesma estratégia que o levou à final. “Jogo no fundo de quadra, não sou muito bom na rede”, revelou. Na outra semifinal, o Rufin venceu o alemão Andre Begemann por 6/3 e 6/1, em 1h23min.