O tenista que estreia nesta semana no top 50 com a posição 45 venceu o duelo de saques contra o sueco Joachim Johansson, ex-número 9 do mundo, por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/4) 6/3 após 1h22min.
Se em algo o brasileiro teria que temer era o saque do oponente que está na posição 511 do ranking após sofrer com lesões no ombro e algumas cirurgias - havia batido o top 30 Juan Monaco nas oitavas de final. Mas o que se viu foi o contrário. Johansson sacou muito bem, fez 14 aces, mas o paulista de Tietê foi melhor ainda, disparou 18 saques indefensáveis e só cedeu um break-point ao rival.
O sueco sacou demais na primeira parcial e não deu chances a Bellucci que conseguiu devolver na mesma moeda e até fez mais aces do que o rival (9 a 8). O brazuca teve um 30/30 no nono game e errou um golpe de passada que poderia ter sido break-point. O jogo foi ao tie-break e um erro de Johansson na segunda bola logo no primeiro ponto fez toda a diferença. Bellucci jogou com uma miniquebra de vantagem, sacou demais e no set-point fechou a parcial após ser muito pressionado, mas se recuperar com uma linda passada onde até levou um tombo na quadra: 7/6 (7/4) e muita vibração do paulista após 43 minutos.
Na segunda parcial Bellucci começou impossível no serviço e partiu pra cima do rival no quarto game conseguindo ótimas passadas. Ele teve duplo break, mas Joachim se safou com bons serviços. Todavia na terceira oportunidade outra boa resposta e um erro de slice levaram o jovem canhoto de 21 anos a obter a importante vantagem. No quinto game Bellucci confirmou a quebra com quatro aces (só não foi game real pois Johansson fez um ponto). Bellucci teve a chance de ampliar ao ter dois breaks, mas Joachim, com o apoio da torcida, cravou dois aces. Nos últimos dois games Bellucci jogou basicamente com o segundo serviço e viu o rival pressionar. Todavia Bellucci salvou o único break contra com erro de devolução do adversário e no último game saiu de 15/30 com três ótimos serviços e definiu a partida com um winner na segunda bola, comemorando muito o triunfo.
Bellucci atinge sua terceira semifinal nível ATP na carreira, a primeira sobre o piso rápido coberto e lutará pela terceira final diante do belga Olivier Rochus, 87o. do mundo, que bateu o finlandês Jarkko Nieminen, por 6/3 2/6 6/1. Thomaz fez final na Costa do Sauípe (BA) e foi campeão em Gstaad (Suíça), ambos no saibro e neste ano. Rochus, ex-top 25, tem dois canecos na carreira, mas nenhum nesta temporada onde disputará sua terceira semi (perdeu nesta fase em Halle, Alemanha, e Newport, EUA, ambos na grama).
O brasileiro agora soma 25 vitórias nível ATP em 58 partidas.