X

Começa ITF juvenil de Londrina

Segunda, 19 de outubro 2009 às 18:39:58 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
A disputa do 13º Arthrom Tennis Cup (antiga Til Cup) começou nessa segunda-feira para os tenistas da chave dos 18 masculino. Por conta da chuva, apenas as três quadras cobertas do Londrina Country Club estão sendo usadas, o que adiou o início dos jogos dos atletas da chave dos 14 e 16 anos masculino para amanhã. Se o tempo melhorar, a terça-feira terá em quadra também as mulheres.

A diversidade é um ingrediente a mais nessa edição do torneio, que é internacional. Entre os 350 tenistas inscritos, mais de 110 são estrangeiros vindos de 16 países. O italiano Luca Cerin, 15 anos, está na briga do título nos 18. “Aqui é um bom lugar para jogar. Há atletas de vários lugares e cada um tem um estilo, um jeito de jogar”, destaca. Luca vai passar um ano no Brasil. Ele está treinando em Camboriu (SC) e Londrina é a segunda experiência do atleta em torneios internacionais. “O clube é bem bacana e apesar da chuva as quadras estão muitos boas”, elogia.

Prata da casa, João Pagan disputa pela primeira vez a chave dos 18 anos e bateu nessa segunda o também brasileiro Valentin Gonçalves Junior por 2 set a 1 (6/2, 4/6, 6/2). Aos 16 anos, Pagan tem planos para o futuro profissional. “No ano que vem vou para os EUA. Tenho contato com três universidades e por lá terei a chance de ter um diploma além de treinar. Eles investem no tênis”, pontua. A mudança de país vai aumentar as chances do atleta se profissionalizar. Ele treina desde os 9 anos e já perdeu as contas de quantos torneios disputou no Country. “Gosto muito quando vem gente de outros países para ver como eles estão jogando. Os argentinos e paraguaios são bem fortes”, sentencia.

Quem também se deu bem na estreia foi Pedro Scocuglia, do interior de São Paulo. Há dois anos ele venceu na categoria 16 anos e voltou esse ano para disputar os 18 anos. “Saquei muito bem e isso foi um diferencial, estava bem confiante”, disse ao final da partida contra o argentino Juan Fiesta. Scocuglia já é ranqueado na ATP, dedicada a atletas profissionais, mas afirma que gosta de disputar o torneio londrinense, que integra o circuito internacional juvenil. “Uma título aqui é muito importante para o currículo”, salienta.

Cauteloso, o tenista afirma que ainda há muito o que caminhar na disputa pelo primeiro lugar. “Quando vem o pessoal de fora é mais difícil, mas é também bem mais motivante”, garante.

Os jogos começam sempre às 9 horas da manhã e são abertos ao públi
teninews.com.br
br.jooble.org