Depois de conquistar o título do ATP 500 de Pequim (China) e assegurar seu retorno à terceira posição do ranking na próxima semana, o sérvio Novak Djokovic manteve o embalo e estreou fácil vitória no Masters 1000 de Xangai, penúltimo evento da série na temporada que é disputado em quadras rápidas e distribui US$ 3,240,000 em premiação.
O sérvio natural de Belgrado precisou de apenas 1h10min para marcar fáceis 6/3 6/1 sobre o qualifier italiano Fabio Fognini (66º) e agora enfrenta nas oitavas-de-final outro qualifier, o alemão Rainer Schuettler (99º), que contou com abandono do compatriota Tommy Haas (18º) após vencer o primeiro set contra o rival por 6/4.
A partida que encerrou a programação do dia na quadra central foi equilbrada no primeiro set, que começou com 'Nole' salvando um break-point logo no primeiro game. Depois disso os dois passaram a confirmar com facilidade seus games de saque até o oitavo game quando o favorito conseguiu a quebra para fazer 5/3. Na sequência ele sacou bem e fechou com 6/3.
Na segunda etapa, Djokovic conseguiu uma quebra logo no primeiro game, mas Fognini não desanimou e devolveu a desvantagem no game seguinte. Contudo, o natural de Belgrado conseguiu nova quebra paa fazer 2/1 e a partir de então passou a dominar completamente as ações diante de um adversário desconcentrado. O resultado foi um tranquilo 6/1 e vitória em sets diretos.