Pela segunda semana seguida Rafael Nadal e James Blake se enfrentaram em um torneio na China e a história praticamente se repetiu. O espanhol número dois do mundo superou o americano 26o. colocado em um placar apertado. Na manhã desta quarta-feira ele precisou de 2h12min para marcar 6/2 6/7 (7/4) 6/4 para passar às oitavas de final do Masters 1000 de Xangai.
Nadal começou a partida voando com muita agressividade. Ele conseguiu duas quebras de serviço e com rapidez fechou por 6/2 sem dar chances ao oponente.
Na segunda etapa Rafa abriu 3/2 com quebra, mas a partir daí não conseguiu mais encaixar bolas fundas dando um convite ao oponente partir pra cima. Blake virou o jogo, levou ao tie-break e se valeu das bolas curtas de Rafa para vencer por 7/6 (7 a 4) com um winner de direita após 58 minutos de parcial.
No terceiro set, Nadal sacou bem e conseguiu uma quebra de zero com erro de esquerda do americano para abrir 4/2. Após game disputado o ex-top 4 encaixoui golpe fundo, forçou erro de Nadal e igualou a contagem. Então o líder da tabela até Wimbledon neste ano mostrou coragem, obteve um match-point com erro de Blake e não titubeou ao arriscar um forehand. Com um winner ele encerrou a contagem por 6/4 e vibrou muito.
Na semana passada, no ATP 500 de Pequim, Nadal e Blake haviam feito um jogo similar com Rafa saindo na frente com 7/5, perdendo a segunda etapa no tie-break e fechando por 6/3. Esta foi a sétima partida entre os dois e o tira-teima favorável ao jovem de 23 anos que agora medirá forças diante do compatriota Tommy Robredo, 15o. colocado. Será o quinto jogo e Nadal tentará manter a hegemonia que é de 4 a 0. Foram dois jogos sobre a superfície rápida, semelhante ao piso de Xangai.
Robredo venceu hoje o alemão Florian Mayer por 4/6 7/6 (12/10) 6/4 após salvar 3 match-points.