O norte-americano James Blake, ex-top 4 e atual número 26 do mundo, será o adversário do espanhol Rafael Nadal na segunda rodada do Masters 1000 de Xangai (China), penúltimo evento da série na temporada que é disputado em quadrs rápidas e distribui US$ 3,240,000 em premiação.
Na primeira rodada, Blake teve muito trabalho para bater de virada o gigante croata Ivo Karlovic (30º), de 2,08m, por 2 sets a 1, parciais de 3/6 7/6 (7/4) 6/3 após 1h54min de jogo, e assim diminuir para 4 a 3 a desvantagem nos confrontos diretos contra o rival.
Karlovic não fugiu à sua principal característica, o forte saque, e fez ao todo 27 aces na partida, o que não foi suficiente para evitar a derrota.
Blake enfrenta agora na luta por uma vaga nas oitavas-de-final o espanhol Rafael Nadal, atual número dois do mundo e principal favorito ao título, que saiu de bye na primeira fase. O confronto direto entre os dois está empatado em 3 a 3, mas o tenista natural de Manacor venceu as últimas três partidas ente ambos, a última delas há menos de uma semana no ATP 500 de Pequim, também na China.