O brasileiro Thomaz Bellucci não teve uma de suas melhores atuações e com muitos erros acabou eliminado sem tanta resistência pelo russo Mikhail Youzhny, ex-top 10 e atual 49o. do mundo, na primeira rodada do ATP 500 de Tóquio (Japão), por 2 sets a 0 com parciais de 6/2 6/3 após 1h32min. Foto: Getty Images
O paulista de Tietê começou a partida, que foi disputada sobre o piso coberto por conta da chuva, sendo dominado no fundo de quadra acuado pelos golpes firmes principalmente no revés do tenista do leste europeu. Youzhny abriu uma quebra e 4/1 com winner de devolução. Bellucci teve a grande chance no sétimo game quando obteve quatro break-points. Em três deles o russo foi valente, em outro o brasileiro teve uma bola para atacar, preferiu a curtinha, recebeu outra pra matar no voleio, mas errou. A falha custou, Youzhny abriu 5/2 e fechou a parcial por 6/2 após nova quebra.
Na segunda etapa Bellucci cometeu um caminhão de erros não-forçados nos cinco primeiros games. Foram equívocos em deixadas, vários no revés, smashes, duplas-faltas. Youzhny se aproveitou para abrir 5/0. Bellucci não baixou a cabeça, soltou seu jogo no fundo, diminuiu a desvantagem para 5/3 - salvou três match-points no oitavo game -, mas Mikhail se mostrou um ótimo voleador no último game e com um voleio cruzado no contra-pé fechou a contagem.
A quadra bem rápida acabou favorecendo o jogo do russo, especialista em quadra sintética. "O Youzhny jogou muito hoje, não errou quase nada e eu acabei não sacando tão bem. A bola estava voando, do jeito que ele gosta”, admitiu Bellucci.
Bellucci agora concentra suas forças no qualifying do Masters 1000 de Xangai (China) que começa no final de semana. Apesar da queda, o atual número 56 do mundo pode subir na tabela. Ele perdeu uma chance real de ser top 50 já que o triunfo lhe daria 45 pontos e o colocaria no grupo.