Cerca de um mês após cair na semifinal do US Open, Rafael Nadal retornou na manhã desta terça-feira às quadra e garantiu passagem às oitavas de final do ATP 500 de Pequim (China). O espanhol, que havia desistido de Bangkok (Tailândia) por uma lesão no abdômen, superou o cipriota Marcos Baghdatis, vice-campeão do Australian Open em 2006, por 2 sets a 1 com parciais de 6/4 3/6 6/4 após 2h10min.
Este duelo marcou o retorno de Rafa ao National Tennis Center, local que abrigou as Olimpíadas no ano passado e pelo qual o tenista conquistou a Medalha de Ouro (sobre Fernando Gonzalez) além de confirmar a posição de número 1 do mundo - perdida após Wimbledon neste ano.
Nadal obteve sua sexta vitória em seis partidas diante de um Baghdatis que luta para voltar aos bons tempos no circuito - é apenas o 90o. colocado na ATP.
Cabeça-de-chave número 1 da competição, Rafa agora encara o americano James Blake, 24o. do mundo, tenista que vem em má fase, mas que o derrotou por três vezes em cinco jogos. Nadal porém venceu as duas últimas em Indian Wells e Miami em 2008.
Blake também precisou de três sets para vencer. Ele bateu o qualifier alemão Florian Mayer com parciais de 6/3 3/6 6/3.