O suíço Roger Federer segue na liderança isolada do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais. Mesmo sem entrar em quadra, o natural da Basiléia manteve a vantagem de 2,4 mil pontos para Rafael Nadal, segundo colocado, que não atuou no ATP 250 de Bangkok (Tailândia), o qual estava programado para jogar.
Rafa porém pode tirar um pouco desta margem nessa semana já que luta para marcar 500 pontos referentes ao ATP 500 de Pequim (China), enquanto que Federer não joga o ATP de Tóquio (Japão).
Dos dez primeiros não tivemos alterações de posições, apenas perda de pontos para Juan Martin Del Potro e Andy Roddick, quinto e sexto colocado respectivamente que estão um pouco mais distante de Andy Murray, terceiro, e Novak Djokovic, quarto.
Faltando cerca de um mês para o término da temporada, restam apenas três vagas para o ATP World Finals, torneio que reune os oito melhores do ano em Londres (Inglaterra). A briga está acirrada. Jo-Wilfried Tsonga, sétimo colocado, possui 3.690 pontos e é seguido por Nikolay Davydenko, campeão de Kuala Lumpur (Malásia) com 3.665, Fernando Verdasco (vice na Malásia) com 3.460, Gilles Simon, vencedor de Bangkok (Tailândia) com 3.250, é o décimo e tem o sueco Robin Soderling bem perto com 3.020.