X

Copa das Federações começa nesta quarta-feira com os melhores juvenis

Terça, 07 de julho 2009 às 20:29:35 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional
O Mês do Tênis de Brasília (DF) começa nesta quarta-feira, 08 de julho, na Academia de Tênis Resort, na Capital Federal, com a Copa das Federações, maior torneio por equipes do tênis nacional, que contará com alguns dos melhores jogadores infanto-juvenis do Brasil, entre eles líderes e Top 10 do ranking nacional.

O torneio coroa no sábado o Estado campeão nacional de 2009, título reservado à federação com o maior número de vitórias ao longo da competição, que abrange categorias de 12 a 18 anos. Até o dia 18 de julho, data das finais do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil, a Academia de Tênis Resort deve receber 1.100 partidas.

12 federações estão inscritas para a competição: Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Mato Grosso e o Estado que tem a posse do troféu da edição de 2008, Santa Catarina.

Entre os destaques do ranking nacional, São Paulo vem forte na categoria 12 anos. A equipe feminina paulista conta com os três melhores ranqueados do país, Julia Gomide, Leticia Vidal e Julia Pereira. No masculino, terá como principal representante Andre Ponce, número cinco do Brasil. Quem vem forte entre os meninos é o Paraná, do líder do ranking Gabriel Sidney, além de Santa Catarina, que vem com o segundo colocado nacional, Renato Rosa Jr., e Rio Grande do Sul, que conta com o número 3 do Brasil, Pietro Gonçalves da Silva.

A categoria 14 anos também vem com os Top 10 nacionais. O destaque no feminino é Santa Catarina, atual campeã nacional. Três atletas com destaque no circuito nacional defendem o Estado: Jordana Peres, número 3, Ana Carolina Baran, 5ª do ranking, e Laura Trautwein, atual sexta melhor da categoria no país. São Paulo conta com a força ilustre da família Meligeni, com Carolina Meligeni, sobrinha do medalhista pan-americano Fernando Meligeni e atual quarta melhor atleta do Brasil na categoria. Entre os meninos, Santa Catarina também vem forte, com três representantes entre os 10 melhores: João Walendowsky, o líder, Rafael Niemezewski, quinto, e Matheus Chain, décimo. Outros destaques são o quarto do ranking Marcos Bernardes (DF), o sexto Osni Santos Jr. (SP), o sétimo Fernando Tsuchiya (SP) e Nathaus Spiering (MT), o nono.

Nos 16 anos, destaque para as Top 10 Stefania Haddad (SC), terceira melhor do país, Manoela Chiacchio (SP), número quatro do ranking, Giovanna Tomita (SP), hoje a sétima, Fernanda do Amaral (PR), nona do ranking, e Marina Danzini (SP), que fecha a lista dos 10 melhores do país. Já no masculino o melhor ranqueado é Karue Sell, número dois do Brasil que jogará por Santa Catarina e André Tavares, número três do país que defende o Paraná. O quarto e o sexto do ranking também estarão presentes, defendendo São Paulo: Thiago Pinheiro e Gabriel Pereira, respectivamente.

Já na categoria 18 anos, a última antes do profissionalismo, o principal destaque é a líder do ranking feminino, Nathaly Kurata, que joga por São Paulo - assim como a número quatro do Brasil Flavia Borges - e a número dois, Juliana Pires, que representa o Rio Grande do Sul. Na chave masculina, o melhor ranqueado é Henrique Tsukamoto, número quatro do país, que defende São Paulo junto com o sexto do ranking, Rafael Rondino. Santa Catarina também terá dois Top 10: Rafael Bugiga, número sete do ranking nacional, e Guilherme Joesting, que fecha a lista.

As doze federações conhecerão seus adversários nesta terça-feira, após o sorteio das chaves, programado para acontecer as 17 horas, no local dos jogos. Assim que forem divulgadas, as chaves e a programação serão divulgadas no blog do evento: http://mesdotenis.wordpress.com. A entrada no clube é gratuita.

A partir de sábado, dia 11, os destaques do tênis infanto-juvenil dão largada no Campeonato Brasileiro 2009, torneio que encerra o Mês do Tênis de Brasília no dia 18 de julho e que tem a participação de aproximadamente 700 tenistas de 23 Estados brasileiros.

Mês do Tênis de Brasília 2009
Local : Academia de Tênis Resort
Copa das Federações: de 08 a 11 de julho
Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil: de 11 a 18 de julho
banner
banner