O brasileiro Gustavo Kuerten voltou com tudo ao circuito mundial. Ele derrotou o baixinho (1,65m) e talentoso belga Olivier Rochus por 2 sets a 0 , sem dificuldades, 6/2 6/4 em 1h05min de jogo no torneio de Valência, Espanha.
“Joguei bem acima do nível que esperava. Estava num dia inspirado, muito concentrado e isso acabou me favorecendo.”
Está é a primeira vitória do brasileiro no primeiro jogo do ano. Guga ficou seis meses parado devido a sua segunda cirurgia para corrigir problemas no quadril. Seu último jogo oficial havia sido a derrota na primeira rodada do US Open por 3 sets a 1 diante do dinamarquês Kristian Pless em setembro 2004.
“Para mim, foi muito gostoso jogar uma partida de novo. Estava feliz em quadra, conseguindo aproveitar bem este momento e as oportunidades.”
Esse foi o primeiro confronto entre Guga e Rochus no circuito. O brasileiro, que subiu uma posição na lista de entradas, é o número 88, enfrentará nas oitavas de final o vencedor do duelo espanhol Albert Montañes e Alberto Martin.
O retrospecto mostra desvantagem de Guga diante de Montañes. Ele foi derrotado em Roma 2002. Contra Martin, Guga venceu os dois jogos que disputou.
O jogo diante de Rochus foi tranqüilo para o “manezinho da ilha”. De cara ele conseguiu duas quebras e administrou, marcando 6/2 em 28 minutos.
O segundo set foi um pouco mais difícil. Rochus teve no segundo game duas chances de quebrar o serviço do brasileiro. Com um eficiente serviço e sangue frio, Guga salvou e logo depois conseguiu quebrar duas vezes o saque de Rochus. Com 5 a 2 no placar, Kuerten relaxou e deixou o belga esboçar uma pequena reação. Em vão, 6/4 para o brasileiro. Ele está de volta!