Em entrevista coletiva concedida na véspera da final do Aberto da Austrália contra o espanhol Rafael Nadal, o suíço Roger Federer rechaçou o favoritismo que vem sendo lhe atribuído depois que seu rival jogou no dia seguinte a ele uma partida de 5h14. Para o tenista da Basiléia, o espanhol terá tempo suficiente para se recuperar.
"Eu acho que esse fator (o cansaço) não vai afetar muito o Rafa. Ele teve um caminho muito fácil até a semifinal e acho que em 24 horas terá tempo suficiente para se recuperar. Acho que faremos um grande jogo como em Wimbledon", afirmou o suíço, relembrando a épica final na grama inglesa em 2008 quando Nadal venceu com 9/7 no quinto set.
O ex-número 1 do mundo falou ainda sobre a polêmica levantada por Nadal e Verdasco sobre a programação, que colocou as duas semifinais em dias diferentes: "Eu não penso que é injusto. Quem joga na sexta ainda tem um dia para descansar. O pior é no US open quando jogamos a semi no sábado e você não tem muito tempo de se recuperar pra final", disse ele. "Pra mim não importa se as semifinais são no mesmo dia ou não, mas acho que é divertido para a torcida que seja assim, então nós (tenistas) devemos apenas fazer nosso trabalho", finalizou.