X

Nadal vence batalha de 5h14 e enfrenta Federer na final

Sexta, 30 de janeiro 2009 às 12:20:00 AMT

Link Curto:

Nadal - Melbourne 09 IX
Leia mais:
Nadal x Verdasco bate recorde de duração na Austrália
Nadal evita comparação com final na Inglaterra, mas diz ter feito partida memorável
Nadal e Verdasco reclamam de programação do Aberto da Austrália
Federer dá show, elimina Roddick e pode igualar Sampras
Suíço quer conquistar o 'Grand Slam' e recuperar o topo em 2009
Nadal 3x2 Verdasco. Reveja como foi esse jogão!

Uma batalaha histórica. Essa é a descrição perfeita para o épico duelo entre os espanhóis Rafael Nadal e Fernando Verdasco na semifinal do Aberto da Austrália. Em uma partida equilibrada e emocionante, o número 1 do mundo alcançou sua primeira final no major australiano ao bater o amigo número 15 do mundo por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (7/4) 6/4 7/6 (7/2) 6/7 (7/1) 6/4 após 5h14min. Na final, o tenista de Manacor fará o aguardado duelo contra Roger Federer, seu maior rival e número 2 do mundo.

A partida foi marcada por muito equilíbrio e um alto nível apresentado pelos dois tenistas. Ao todo foram 193 pontos ganhos por Nadal, um a mais que o rival. O número 1 do mundo também errou menos que o rival (25 erros não-forçados contra 76 de Verdasco). Porém o ex-namorado de Ana Ivanovic se sobressaiu fazendo quase o dobro de winners (95 a 52).

O primeiro set foi muito equilibrado com vários games longos e poucas chances cedidas pelos rivais. Verdasco teve um break no 4º game e Nadal teve dois no 11º, mas ninguém conseguiu aproveitar. Então, como não poderia ser diferente, a parcial foi decidida no tie-break, e aí o número 15 do mundo levou a melhor: 7/6 (7/4) em 1h15min.

A segunda parcial diminuiu um pouco o nível de jogo. Os tenistas cometeram mais erros forçados e confirmaram os games de saque com mais facilidade no início. Nadal só precisou sair de um 0/30 no sétimo game e no oitavo teve quatro breaks muito bem salvos por Verdasco. O jogo seguiu equilibrado até o décimo game quando Verdasco abriu 40/15 e cometeu dois erros. Nadal então conseguiu um winner numa bola com muito efeito que veio por fora da quadra. Isso deu o set-point e o adversário falhou no forehand dando a parcial por 6/4 a Rafa após 49 minutos.

Verdasco sentiu a derrota da parcial anterior e começou errando no terceiro set. Teve 40/15 no segundo game, mas entregou ao líder a quebra. Mas Fernando não baixou a guarda e fez um game espetacular com winners para devolver a desvantagem com erro de Nadal. Rafa conseguiu nova quebra após oponente abrir 40/15 no game seguinte, mas cometeu erros de execução de golpes e logo viu o rival quebrar.

Verdasco conseguiu melhorar e equilibrar as ações empatando em 4/4 e levando ao tie-break. Na hora decisiva Nadal foi mais regular, abriu 4 a 1 com erros do oponente e venceu por 7/6 (7/2) com ace.

O quarto set foi o mais equilibrado do jogo. Os dois tenistas sacaram muito bem e ninguém teve chances de conseguir a quebra. Entre o quinto e o sexto games, Verdasco chegou a pedir atendimento médico e recebeu massagem na perna esquerda. A parcial então teve que ser decidida no tie-break, e aí Verdasco arriscou e foi para o tudo ou nada. Mais agressivo, ele buscou o jogo e rapidamente abriu 6 a 0. Nadal ainda deixou bola curta para tentar diminuir, mas o número 15 do mundo foi bem e fechou com 7/6 (7/1) em 57 minutos, levabndo o jogo para o quinto e decisivo set.

Na quinta e decisiva parcial, Nadal esteve mais inteiro e dominava facilmente seus games de serviço, além de sempre pressionar o saque do oponente. Na raça, Verdasco salvou 7 breaks, sendo 2 deles match-point, mas na oitava chance de Nadal ele vacilou, cometeu dupla-falta, e acabou derrotado por 6/4 em 54 minutos. O tenista de Manacor foi ao chão, vibrou muito e deu um caloroso abraço no decepcionado Verdasco.

Nadal e Federer possuem a maior rivalidade do tênis nos últimos tempos e já se enfrentaram ao todo 18 vezes, sendo que o espanhol lidera o histórico do confronto por 12 a 6. Só em finais de Grand Slam já foram 6 jogos, com vantagem do espanhol de 4 a 2, sendo o último deles na épica final de Wimbledon no ano passado vencida com parciais de 6/4 6/4 6/7 6/7 9/7.

Porém, em quadras rápidas, a vantagem é do tenista da Basiléia que venceu três dos cinco duelos entre eles. Contudo, eles nunca se enfrentaram nesta superfície em uma partida de Grand Slam, e o último jogo que fizeram neste piso foi há 14 meses, na Masters de Shangai (China) em 2007.
teninews.com.br
br.jooble.org