X

Verdasco derruba vice-campeão e vai à semi na Austrália

Quarta, 28 de janeiro 2009 às 06:10:00 AMT

Link Curto:

Fernando Verdasco - Melbourne 09

Leia Mais:
Verdasco afirma que Nadal é o adversário mais difícil possível
Tsonga enaltece atuação do espanhol
Tenista vai entrar no Top 10


Dois dias após eliminar um dos principais favoritos ao título, o britânico Andy Murray
, Fernando Verdasco voltou a aprontar e na madrugada desta quarta-feira desbancou o francês Jo Wilfried Tsonga, atual vice-campeão, e se garantiu nas semifinais do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.

O espanhol número 15 do ranking marcou 3 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/2) 3/6 6/3 6/2 após 2h47min de partida. O herói do título da Espanha na Copa Davis sobre a Argentina entrou com uma tática de explorar o revés do adversário e balançá-lo no fundo de quadra com bolas anguladas, retas e com top-spin. Pesou a favor do vencedor a força mental. Ele salvou ao todo 11 break-points, cedendo seu serviço apenas em duas oportunidades, e conseguindo 100% de aproveitamento em quebras.

O jogo esteve equilibrado neste primeiro set. Tsonga foi melhor no serviço tendo cedido apenas um 0/30 ao rival enquanto que Verdasco precisou se livrar de quatro breaks no sétimo game servindo com muito slice no revés do adversário em todas as vezes. O duelo foi ao merecido tie-break e o ex-namorado de Ana Ivanovic demonstrou personalidade ao sacar bem (fez dois aces) e ir pra cima na devolução, conseguindo duas mini-quebras e marcando 7/6 (7/2) após 56 minutos.

Tsonga manteve a firmeza no saque, não deu chances ao oponente e concentrou na devolução para conseguir duas chances de quebra logo no segundo game, mas Verdasco se salvou. Todavia no sexto, outra oportunidade que dessa vez não escapou. Verdasco fez tudo certo, sacou e deslocou oponente, chegou bem na rede, mas errou feio um voleio fácil. A quebra fez toda a diferença para Tsonga que sacou bem e fechou por 6/3 em 34 minutos.

O terceiro set teve uma dinâmica diferentes dos anteriores. Tsonga começou errando muito e foi quebrado duas vezes nos primeiros games dando 4/0 para o rival. O canhoto então foi pressionado no quinto game e Tsonga diminuiu para 4/2 após boa passada. O sétimo game foi crucial. Verdasco abriu 40/15, cometeu dupla-falta, erro de forehand e deu dois breaks ao francês. Mas o espanhol se manteve frio, encaixou um bom saque e um swing-volley winner para se salvar e confirmar 5/2. No último game ele precisou de três set-points para confirmar 6/3 após erro de devolução em 38 minutos.

No quarto set Tsonga tornou a cometer erros, subiu mal à rede, levou passada e foi quebrado logo no primeiro game. Verdasco ganhou confiança e se colocou com 2/0 de frente. O jogo foi seguindo até o sexto game quando o vice-campeão teve duas chances de quebra, mas viu novamente Verdasco despachar bons serviços e dominar o ponto no fundo de quadra. O momento decidiu a partida. Verdasco ganhou ainda mais confiança, quebrou de novo e fechou no saque com um ace, 6/2 em 29 minutos.

Esta é a primeira vez que Verdasco disputa uma semifinal de Grand Slam. O finalista de Brisbane (Austrália), torneio disputado na primeira semana do ano, enfrenta agora o carrasco Rafael Nadal, na semifinal. Em seis confrontos até hoje, Rafa só perdeu um set.
teninews.com.br
br.jooble.org