A americana Serena Williams, número 2 do mundo, não mostrou seu melhor tênis, mas conseguiu a virada diante da russa Svetlana Kuznetsova, 8ª, garantindo seu lugar na fase de semifinal do Australian Open. A vitória veio apenas no terceiro set, parciais de 5/7 7/5 6/1 após 2h02.
Com esse resultado, a tenista dos Estados Unidos amplia sua vantagem no confronto direto, anotando, agora, cinco triunfos contra um da sua adversária. No último encontro entre elas, no Masters Series de Miami, em 2008, Serena levou a melhor, marcando dois sets a um.
O primeiro set foi marcado por muitas quebras e erros, porém prevaleceu a maior regularidade da russa, que esteve muito bem na devolução, aproveitando da fragilidade do serviço de Serena.
Na segunda etapa, Kuznetsova continuou melhor o tempo todo, mas vacilou na hora de fechar, quando sacou em 5/4, e perdeu o serviço, o que deu confiança para americana, que virou, ganhando três games seguidos e consolidando sua vitória na parcial.
Após perder o segundo set, quando sacou para fechar, a russa perdeu sua intensidade e viu sua oponente esbanjar confiança em quadra. Com isso, tornou-se presa fácil para a ex-número um do ranking.
Na próxima fase, Serena irá duelar com a russa Elena Dementieva, fazendo confronto direto pelo número 1 do mundo, já que quem levantar o troféu ocupará esse posto.
Porém, caso Dinara Safina perca na semi, quem vencer chegará ao lugar mais alto na tabela de simples da WTA antecipadamente.