Mais do que uma das vagas na semifinal, a vitória de Dinara Safina em sua partida diante de Jelena Dokic representou uma mudança na liderança do ranking da WTA. Na segunda-feira, a sérvia Jelena Jankovic não estará mais como número 1 do mundo. Falta saber quem vai ocupar o posto.
Provisoriamente, o posto de líder do ranking mundial pertence a Dinara Safina. Na próxima madrugada, Serena Williams e Elena Dementieva entram em quadra e elas também podem sair como número 1 após o Aberto da Austrália.
A americana enfrenta Svetlana Kuznetsova, enquanto a russa encara Carla Suarez Navarro. Se alguma das tenistas for derrotada, está fora do páreo.
Caso as duas vençam, elas se enfrentam na semifinal, em jogo que pode valer a liderança, dependendo do resultado de Safina no outro jogo, diante de Vera Zvonareva. Se Dinara perder para a compatriota, a vitoriosa do duelo entre Serena e Dementieva assume o número 1.
Caso Safina alcance a final e enfrente uma das outras duas postulantes ao topo, a campeã não só se consagra com o título, mas começa a próxima semana na liderança da listagem da WTA.
Em outras palavras, se Safina perder na semi, ela torce para que Serena e Dementieva não cheguem à final. Quem chegar, é a nova número 1 do mundo. Já se a irmã de Safin for finalista, a liderança será definida pela conquista da taça.