Gilles Simon contou com o abandono do compatriota Gael Monfils quando vencia 6/4 2/6 6/1 e se classificou pela primeira vez às quartas de final de um Grand Slam. Na quarta-feira ele vai enfrentar Rafael Nadal que superou o chileno Fernando Gonzalez. Encarar o número 1 do mundo era a preferência do oitavo colocado que admite precisar ser perfeito para superá-lo e ir à semi na Austrália.
"Eu preferia enfrentar o Nadal do que o Fernando Gonzalez. Será mais divertido. Minha tática é correr cinco horas para ganhar. Não tenho escolha", disse o bem-humorado Simon que vem de vitória sobre o espanhol no Masters de Madri onde caiu na final diante de Andy Murray: "É mais fácil jogar contra os que são número 1 pois eu sei o que preciso fazer. É necessário estar focado o tempo todo, pois cada ponto é importante. É preciso ser perfeito para ganhar. Se não, eu perco".
Simon já venceu o líder do ranking outra vez antes de Madri. No Masters de Toronto superou Roger Federer nas últimas semanas do suíço na ponta. Contra Nadal o retrospecto é desfavorável de 2 a 1. Rafa venceu no Aberto da Austrália no ano passado e em Marselha 2006.