Depois de conseguir grande recuperação de estar dois sets abaixo e vencer por 4/6 6/7 6/4 6/4 6/2 - em 3h28 - , Roger Federer comemorou muito a façanha que lhe deu vaga nas quartas de final do Aberto da Austrália, em entrevista coletiva concedida.
"É uma grande satisfação. Não acontece todo dia ganhar cinco sets de virada. Não jogo partidas desse tipo sempre, então é um grande sentimento. Me sentia muito bem fisicamente no quinto set e é assim que gosto de me sentir. O oponente é perigoso e estava jogando muito bem. Ele me botou muita pressão e graças a Deus fui capaz de reagir", vibrou Federer que não pensou em sair de quadra com a derrota.
"Não fiquei pensando que iria perder quando estava abaixo. A linha do fim estava longe ainda patra o Berdych e eu sabia disso. Só me concentrei no jogo ao invés de pensar Oh meu Deus, o que vai acontecer ?".
Federer também falou sobre seu próximo oponente que será o argentino Juan Martin Del Potro, com o qual ganhou todos os três encontros e nunca perdeu sets: "Ele teve uma boa corrida após Wimbledon ganhando quatro torneios seguidos, sendo capaz de dominar adversários. Depois fez quartas no US Open e foi à Masters Cup. Para um garoto como ele foi difícil lidar com essa pressão e ele conseguiu um feito. Será uma partida interessante. Não vejo a hora de enfrentá-lo".