Juan Martin Del Potro mostrou força e garra e virou a batalha dos jovens tenistas de 20 anos contra o croata Marin Cilic que é apenas cinco dias mais novo que o argentino. O número 6 do ranking marcou 3 sets a 1 com parciais de 5/7 6/4 6/4 6/2 após 3h04min e se classificou para as quartas de final do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada 2009.
Del Potro é o terceiro argentino e alcançar esta fase na Austrália repetindo os feitos de David Nalbandian em 2002 e 2003 e Guillermo Vilas em 1977. O tenista enfrenta Roger Federer que precisou de 3h28min para superar Tomas Berdych (4/6 6/7 6/4 6/4 6/2). Del Potro precisa estar em um bom nível pois até agora não ganhou um set em três jogos, o último deles no Masters de Madri em outubro passado.
O tenista de Tandil também confirma a boa fase dos últimos seis meses e atinge pela segunda vez seguida as quartas em Grand Slams. No US Open ele completava a arrancada de quatro títulos seguidos em quadra rápida, mas perdia para o vice-campeão Andy Murray.
O jogo
A primeira parcial foi bastante equilibrada. Os dois vieram com a proposta de trocar bolas pesadas no fundo fazendo winners e cometendo alguns erros. Del Potro teve duas chances no terceiro game, falhou em um deles e Cilic confirmou. Depois o croata foi pra cima, conseguiu a quebra, abriu 4/2, mas não confirmou e viu o oponente pressionar na devolução para empatar. No 12º game Cilic encaixou boas respostas de saque, obteve um set-point e o argentino sentiu o momento comentendo dupla-falta e entregando 7/5 em 48 minutos.
Na segunda e terceira etapas muito equilíbrio novamente, mas o argentino conseguiu uquebras nas horas cruciais para fechar ambos por 6/4. No quarto set, games complicados e muita pancadaria do fundo de quarda. Del Potro aproveitou, fez 4/2 e Cilic baixou a confiança, passando a errar muito, dando possibilidade ao sul-americano ampliar a vantagem para 5/2. Bastou o campeão de Auckland (Nova Zelândia) sacar com firmeza para fechar em 6/2 e comemorar.