O Coordenador do Tênis Feminino do Brasil, Raul Ranzinger, divulgou nesta sexta-feira, em Florianópolis (SC), a convocação da Equipe Brasileira que disputará o Zonal Americano da Fed Cup, em Montreal, no Canadá, entre os dias 04 e 07 de fevereiro.
Vivian Segnini, Maria Fernanda Alves, Roxane Vaisemberg e a jovem Monique Albuquerque foram as escolhidas por Ranzinger, que optou pelas jogadoras que trabalharam com ele no Encontro Nacional de Tênis Profissional Feminino, na Universidade Federal de Santa Catarina, com exceção de Vivian, que fez contato com o treinador mas não pôde comparecer aos treinamentos. Das quatro, Nanda é a única que já defendeu o Brasil na competição.
Para Raul Ranzinger, a Fed Cup será apenas o começo de um trabalho. Por isso, negou que haverá pressão por grandes resultados no Canadá. “O objetivo principal, hoje, não é tanto nosso resultado na Fed Cup. O objetivo é tentar desenvolver realmente o tênis brasileiro, pra chegar em algum dia com uma equipe forte, com várias jogadoras bem ranqueadas. No Zonal, no papel, a gente vai lutar pra ser a terceira força. Canadá e Colômbia têm jogadoras bem ranqueadas, a Venezuela também tem uma jogadora que também é bem ranqueada. Isso no papel, depois, a gente vai ver o que acontece”.
Sobre a ausência da número dois do Brasil, Teliana Pereira, Raul Ranzinger explicou: “Eu fiz alguns convites, a todas as jogadoras ranqueadas do Brasil, da primeira até a vigésima, e não tive nenhum tipo resposta ou contato com ela. Mesmo com o fato dela ter um bom ranking e ser a número dois do Brasil, eu não vi ela. Então para mim fica difícil de fazer uma convocação, sendo que eu não conheço ela".
Fed Cup no Brasil
O presidente da CBT, Jorge Lacerda, disse durante a coletiva de imprensa que o Brasil é favorito para receber a Fed Cup em 2010, e que a tendência para este ano é que as jogadoras juvenis passem a fazer parte das equipes brasileiras ao longo do ano, repetindo o que já acontece no masculino. Por isso, a jovem de 17 anos Monique Albuquerque foi convocada por Raul Ranzinger para integrar a equipe. “A tendência é esta, de que as jogadoras juvenis continuem fazendo este intercâmbio”.
E completou: “O Brasil pode receber a Fed Cup no ano que vem, nós já estamos trabalhando nisso há três anos. No primeiro ano cedemos pra Colômbia, porque na época era importante e agora temos todos os países apoiando o Brasil para o ano que vem. O Raul estará viajando o Brasil inteiro para avaliar as jogadoras e ajudar na formação das jogadoras”.
O Brasil disputará um lugar na elite do tênis feminino contra Bahamas, Canadá, Paraguai, Venezuela, Colômbia e Porto Rico.