Novak Djokovic, atual campeão do Aberto da Austrália, precisou suar a camisa na Rod Laver Arena por 3h05min para garantir vaga nas oitavas de final do primeiro Grand Slam da temporada. O número 3 do ranking derrotou o lucky-loser americano, Amer Delic, 127º da tabela, por 3 sets a 1 com parciais de 6/2 4/6 6/3 7/6 (7/4).
O tenista de Belgrado não teve lá suas melhores atuações, mas foi surpreendido por um bravo oponente que sacou demais (fez 16 aces) e foi agressivo sobretudo com o forehand. Delic contou também com uma torcida barulhenta da Bósnia Herzegovina, seu país de origem. O sérvio escapou de jogar um quinto set ao salvar dois set-points do rival na quarta etapa.
Djokovic só mostrou superioridade na primeira etapa. Ele conseguiu uma quebra no início, abriu vantagem, salvou duas chances do oponente e pressionou no oitavo game para vencer a parcial na segunda oportunidade por 6/2 em 31 minutos.
O segundo set começou equilibrado com os tenistas confirmando até o quinto game quando o americano foi pra cima, abriu vantagem de 4/2. Ele precisou salvar uma chance do sérvio e com autoridade sustentou a ponta para fechar por 6/4 após 50 minutos.
O saque foi o fator fundamental para a vitória de Djokovic no terceiro set. Ele teve 86% de primeiro serviço e teve trabalho só no começo quando precisou salvar duas chances ao rival no terceiro game. Antes, Nole conseguiu a quebra e sustentou para fazer 3/0. Bastou manter a vantagem até marcar 6/3 em 43 minutos.
Na quarta etapa os dois tenistas serviram bem e não deram nenhuma chance até o décimo game quando Djokovic errou bola fácil e cedeu dois set-points ao rival. Então a experiência de ter 11 títulos no circuito e um Grand Slam falou mais alto. Novak disparou um ace e contou com um pouco de sorte com uma bola que bateu na fita, desviou a trajetória e enganou o oponente. O jogo foi ao tie-break e Amer esteve bem no início ao fazer 3 a 1 com direita winner. Todavia Djokovic ressurgiu, venceu seis pontos seguidos e comemorou muito a vitória após devolução na rede do rival: 7/6 (7/4) em set que durou uma hora.
Djokovic voltará à quadra em Melbourne no domingo para lutar por vaga nas quartas de final. Ele espera vencedor do jogo entre o cipriota Marcos Baghdatis, sensação de 2006 com o vice-campeonato diante de Roger Federer, ou o americano Mardy Fish.
Contra os dois tenistas, Djokovic tem o retrospecto de 2 a 0. Contra Baghdatis, 97º do ranking, o último jogo foi uma batalha de cinco sets em Wimbledon 2007. Diante de Fish, o sérvio levou a melhor no confronto derradeiro na final de Indian Wells em 2008.