A russa Elena Dementieva teve muita tranquilidade para avançar à terceira rodada do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada. A número quatro do mundo, que tem chances de se tornar a líder dependendo de combinações de resultados ao fim do torneio, despachou a tcheca Iveta Benesova por 2 sets a 0 com parciais de 6/1 6/4 após 1h12min.
Dementieva dominou o jogo do fundo de quadra. Apesar de ter cometido 26 erros nã´-forçados, ela disparou 20 winners contra apenas sete da oponente e aproveitou cinco de nove oportunidades de quebra.
A russa segue invicta na temporada e alcançou sua 12a. vitória seguida contando com os dois títulos em Brisbane e Sydney. Ela agora luta por vaga nas oitavas de final contra a vencedora do jogo entre a australiana Samantha Stosur e a alemã Sabine Lisick.
Em outros resultados do dia a surpresa ficou por conta da eliminação da suíça Patty Schnyder. A cabeça 14 caiu diante da francesa Virginie Razzano por 6/3 6/1. Ela enfrenta a eslovaca Dominika Cibulkova, cabeça 18, que derrotou a taiwanesa Yung-Jan Chan por 6/0 6/2.