A americana Serena Williams(foto), número dois do mundo, não teve muitas dificuldades para superar a chinesa Meng Yuan, 123ª, na sua estréia no Australian Open 2009, primeiro Grand Slam da temporada. A vitória veio em sets diretos, parciais de 6/3 6/2.
A partida foi marcada pelo número excessivo de erros não forçados, principalmente por parte da cabeça de chave dois do evento. Enquanto ela cometeu 31 equívocos, a chinesa anotou 16.
Nas duas etapas, Serena arriscou bastante, mostrou muita agressividade, onde, desde a devolução, ela tentou se impôr. Foram, no total, 26 bolas vencedoras.
Já a tenista da China, atuava mais se defendendo e na base de contra-ataques. Os números refletem bem isso, já que ela disparou, apenas, 6 winners.
Na próxima fase do major australiano, a ex-número um do ranking e campeã do US Open irá medir forças a ganhadora do confronto entre a argentina Gisela Dulko e a bielorussa Anastásia Yakimova.
Quem também se deu bem foi sua irmã Venus Williams, sexta favorita ao título, que superou a alemã Angelina Kerber em sets diretos, parciais de 6/3 6/3.
Valendo vaga na terceira rodada, ela irá encarar a ganhadora do confronto entre a italiana Roberta Vinci e a espanhola Carla Suarez Navarro.