Sensação do início de temporada ao conquistar os títulos em Brisbane e Sydney, Elena Dementieva precisou suar a camisa para avançar à segunda rodada do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada disputado em Melbourne.
Atuando na quadra Hisense, a segunda maior do complexo de Melbourne Park, a número quatro do ranking, precisou de 2h07min para superar a alemã Kristina Barrois, 88ª colocada, por 2 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/4) 2/6 6/1.
A tenista, como sempre, falhou em seu saque e cometeu nove duplas-faltas cedendo cinco quebras para a adversária. Ao todo foram 36 erros não-forçados.
A tenista, que sonha em ser a número 1 do mundo ao fim do torneio - precisa de uma combinação de resultados - esepera agora por oponente que sai do jogo entre a russa Vera Dushevina e a tcheca Iveta Benesova, vice-campea de Hobart (Austrália) na semana passada.
Número 10 do mundo, Agnieszka Radwanska decepcionou e foi eliminada logo na estreia diante da ucraniana Katherina Bonderenko por 2 sets a 1 com parciais de 7/6 4/6 6/1.