O americano Sam Querrey, número 36 do mundo, virou um jogo perdido e eliminou o espanhol David Ferrer, 12º, em partida válida pela semifinal do torneio de Auckland, disputado na Nova Zelândia. A vitória veio com parciais de 3/6 6/3 7/6(4).
O primeiro set foi marcado pela consistência de Ferrer no fundo da quadra, que imprimiu um ritmo muito forte, aproveitando-se da fraca mobilidade do gigante americano.
A partir da segunda parcial, o espanhol cometeu mais erros não forçados e sofreu bastante com a potência do primeiro serviço do seu oponente, que, durante todo o duelo, anotou 10 aces e ganhou 83% dos pontos, quando jogou com o primeiro saque.
No set decisivo, Ferrer chegou a abrir 5/2 no marcador, sacou para fechar com 5/3, mas hesitou e permitiu a reação do tenista dos Estados Unidos. No desempate, o ex-número 4 do mundo falhou nos momentos decisivos e acabou sendo eliminado.
Na final do evento, Querrey irá medir forças com o argentino Juan Martin Del Potro, principal favorito ao título, responsável por eliminar o sueco Robin Soderling por dois sets a zero, parciais de 6/4 6/3.